O Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH-Dept° de História-UFC) é um projeto de estudo e pesquisa da área de teoria e ensino de história. É pautado pela produção de saberes para a formação docente, nos debates acerca dos currículos de história da licenciatura, da educação básica, nos processos da aprendizagem histórica e na cultura escolar.

Foi implementado ao longo do ano de 2015, com o apoio do Dept° de História-UFC, do Projeto de Monitoria de Projetos de Graduação, do Programa de Iniciação à Docência/Monitoria-PROGRAD/UFC, do PIBID-História UFC, dos alunos e professores dos Estágios Supervisionados e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (GEPEH).

O espaço que, inicialmente, funcionava como biblioteca/arquivo e possuia “somente” um acervo de livros didáticos, Relatórios dos Estágios Supervisionados e Trabalho Complementar de Curso (TCC`s) devidamente catalogados. Hoje, além de manter e ampliar os gêneros documentais existentes, adquiriu por doação feita pelo Prof. Régis Lopes, pela Profª. Ana Carla, por profs de outras IES, profs da Educação Básica e por alunos graduandos, cerca de 600 livros e manuais didáticos antigos e raros, com data limite entre o final do século XIX e 2016. A idéia é pensarmos, de partida, na tênue interseção entre a literatura didática e a historiografia e, com Chartier ( 1994) e Rüsen (2010), sobre a “ordem dos livros e a ordem do discurso” e na impossibilidade do “livro didático ideal”.

Estamos formando também, vale dizer, um arquivo com diversos registros (carteiras de estudantes, boletins, históricos, diplomas, cadernos, agendas escolares, fotos de festas escolares, etc.) que suscitam a temática “Juventude, Política e Identidade Estudantil”, dentre outras questões. Pois, o nosso intuito é compreender e analisar permanentemente as relações entre história e memória estudantil no processo histórico de (re)criação da escola, do lugar da educação escolar na formação do indivíduo e da sociedade e do “aluno como invenção” (SACRISTÁN, 2005).