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Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História

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PIBID HISTÓRIA

O PIBID configura-se hoje como uma das mais importantes políticas públicas voltadas para educação, no que corresponde a capacitação de forma inicial e continuada dos licenciandos e professores da rede básica de ensino. Essa formação de professores atualiza-se constantemente, compreendendo desde as ações pedagógicas, à participação em grupos de pesquisa sobre educação. O impacto básico observado nas nossas ações remete ao uso de metodologias diferenciadas, envolvendo professores, alunos e a materiais didáticos pré-selecionados. Nas licenciaturas o choque consiste no envolvimento dos departamentos em atividades que priorizam o ensino, além de incentivar a pesquisa em nível de pós- graduação ao submeter o ensino de história como tema central. Na educação básica, as escolas públicas revestem-se de material humano para pensar, agir e melhorar os processos de ensino e aprendizagem.

Reitero o que foi apontando em relatório anterior, de que a principal contribuição do PIBID para as licenciaturas ocorre, na nossa perspectiva, através da atuação e colaboração dos pibidianos nas disciplinas de estágios supervisionados curriculares obrigatórios do curso de licenciatura de História da UFC (para licenciandos do 5° ao 8° semestre), que ocorrem nas escolas e na inserção desse programa no LEAH e GEPEH. Os pibidianos compartilham suas experiências, receios e os desafios do ofício docente com os colegas da graduação que também estão efetivamente inseridos no processo de formação inicial docente. Assim, reforçam a importância do trabalho do professor, do professor de história e sua capacidade de agir por meio dos saberes escolares e acadêmicos.

Destaco que em 2017.1 todos os bolsistas e profs. supervisores participaram da organização e realização do XI Encontro Regional Nordeste de História Oral que acorreu no Dept° de história da UFC, tendo como foco de debates o método da história oral para a pesquisa e o ensino de história. O evento teve abrangência internacional. Desse modo, a licenciatura em história foi bastante contemplada.Ressalto também a participação de todo subprojeto PIBID história nos Encontros Universitários da UFC 2017/ Encontro de Práticas Docentes.

A perspectiva é sempre de uma continuidade do programa e das ações, o PIBID diferente de outros projetos, prioriza a educação básica e a formação de professores, o que não gera um resultado em curto prazo, porém seus efeitos são visivelmente alcançados na medida em que forma gerações de professores em nível de graduação completando suas formações iniciais, e continua capacitando professores da rede estadual na medida em que aproxima suas habilidades profissionais com a produção acadêmica na universidade. O professor Pedro Trigueiro, supervisor da Escola César Cals, por exemplo, está na supervisão dessa escola há oito semestres e diz que muitos bolsistas que passaram pelo programa (e por essa escola e supervisão) hoje são professores efetivos da rede estadual, que muitos alunos que participaram das atividades do programa também estão nas universidades, alguns inclusive já ingressando no PIBID, enfim, a consideração final principal é que a política de formação de professores permitida pelo PIBID é de ordem fundamental para manutenção da educação básica.

Mais especificamente, em 2017.1, concluímos o projeto coletivo: “Epistemologia e aprendizagem histórica: a elaboração de instrumentos de pesquisa para a compreensão dos saberes discentes acerca da história e dos saberes para a docência em história” e iniciamos o projeto “História do Brasil/séc. XIX, documentos de arquivo e aprendizagem histórica no ensino médio”. Esse projeto dar sustentação teórica e metodológica a todas as ações e premissas do Pibid história UFC, realizadas na universidade e nas escolas.

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